Primeiro emprego,e agora?

sexta-feira, 23 de julho de 2010


"A beleza dos jovens está na sua força" (Pv. 20.29).

Conseguir o “primeiro emprego” é um drama para a maioria dos jovens brasileiros. Para quem nunca trabalhou os empregos disponíveis exigem experiência anterior, e o jovem se pergunta: “Como vou apresentar experiência se ainda não consegui adquiri-la?”.
O jovem que busca o primeiro emprego deve, na realidade, procurar pelo “primeiro trabalho”. Descobrir a vocação (talento natural) é o primeiro passo em direção a uma profissão, que determinará a plena realização pessoal.


Quando você começa em um emprego, o primeiro cuidado é ter humildade (Provérbios 15.33; Efésios 4.2; Filipenses 2.3; 1Pedro 5.5). Se a falta de humildade é algo lamentável mesmo para quem já é competente e antigo no serviço, imagine para quem está começando! O desejo de aprender, estar aberto para indagar, para estudar e se preparar melhor para realizar as tarefas é absolutamente indispensável para quem começa em um emprego, ou para quem muda de função.
Por outro lado, evite agir como um "coitadinho" ou se valer de sua inexperiência para não ser o melhor funcionário que puder. Para quem é atendido por você, para quem depende de seu trabalho, seja ele um cliente externo ou um colega, o fato de ser seu primeiro emprego não muda em nada o fato de que estas pessoas precisam de um atendimento ou serviço de qualidade. Não caia na tentação de entrar em competição com os outros, por mais que isso possa ser incentivado por alguém: faça o seu serviço da melhor forma possível, trabalhe em equipe e ajude os colegas tanto quanto puder. Isso pode não ter um resultado imediato, mas é a conduta mais eficiente ao longo do tempo.
Não tente bancar o esperto nem inventar muito. Já foi dito que "pato novo não dá mergulho fundo". Em suma, vá com calma. Procure estudar tudo antes, observar como as outras pessoas se comportam. Não tenha medo de perguntar "como se faz". Aprenda a adaptar-se. A gente só não pode se adaptar a coisas erradas, desonestas ou imorais. No mais, precisamos nos adequar.
Entre as melhores dicas para você ter sucesso no primeiro e em todos os empregos, recomendamos ser uma pessoa trabalhadora, honesta e competente. Se somar a isso educação, espírito de equipe e vontade de aprender, então você estará muito acima da média. Agir como cristãos já nos obriga à honestidade, dedicação, busca da sabedoria etc. O livro de Efésios nos diz para trabalharmos de coração, não por vista (só quando somos vigiados), e para tratar os chefes e patrões como a Cristo (Efésios 6.6,7). Diz para não nos preocuparmos com recompensas nem promoções, pois nosso "acerto" é com Deus antes do que com os homens, e é Deus quem vai nos recompensar. Quando Ele nos coloca em um lugar, ou quer que aprendamos algo ou quer que a gente cumpra uma missão para Seu reino. Por isso, devemos sempre ser um exemplo em tudo, como foi recomendado a Timóteo (1Timóteo 4.12).
Conte com a ajuda de Deus, peça a Ele para abençoar você (Salmo 37.3-9; Provérbios 16.3) e faça sua parte. Uma parte Ele faz, outra nós devemos fazer. Busque sabedoria e trabalhe com afinco (Leia o livro de Provérbios; todo o livro ensina como ser um bom empregado e também um bom patrão). Seguir os Dez Mandamentos, por incrível que pareça, é um dos melhores manuais para ser um bom empregado (Êxodo 20.1-17). No Youtube há uma pregação minha sobre o tema, que recomendo. Outra dica preciosa é sempre dar um pouco mais, fazer um pouco mais, do que você é cobrado.
E nenhuma dica é melhor do que, em todo o tempo, seguir a Regra de Ouro, ensinada por Jesus: trate os outros como gostaria de ser tratado (Lucas 10.27; Romanos 13.9,10; 15.2). Dedique-se como gostaria que seu empregado se dedicasse se você fosse o patrão ou o chefe. Trate os colegas e os clientes da mesma forma como gostaria de ser tratado. Isso é um excelente começo.

William Douglas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Agita Jovem, já é?! | by TNB ©2010